Abono salarial é diferente do fundo de cotas PIS-PASEP: entenda!

Embora os programas sejam os mesmos, os trabalhadores que têm direito a sacar o fundo total das cotas PIS-PASEP não são os que recebem anualmente o abono salarial.

O PIS e o PASEP são programas federais que visam beneficiar os trabalhadores da iniciativa privada e pública, respectivamente. Hoje, eles são sacados todos os anos na forma do abono salarial. Mas, anteriormente foram poupados nas cotas destinadas aos trabalhadores que atuaram no mercado com carteira assinada entre os anos de 1971 e 1988.

Para o recebimento total do fundo da cota era necessário possuir mais de 60 anos, estar se aposentando, inválido ou ter falecido. Recentemente, o governo federal liberou os saques desse valor para os trabalhadores que têm direito ao recebimento e encontram-se ativos.

Nesse caso, os saques têm início a partir do dia 19 de agosto. Pagos pela Caixa Econômica Federal aos que tem direito ao PIS, e pelo Banco do Brasil para os trabalhadores das cotas do PASEP. Os valores podem ultrapassar R$5.000, e a consulta é feita no site do banco ou na própria agência.

O abono salarial, também está ligado a esses programas, a diferença é que beneficia os trabalhadores que estão movimentando o mercado atualmente. Pessoas que recebem até 2 salários mínimos, e trabalharam por pelo menos 1 mês durante o ano base, isto é, ano anterior ao início do calendário de pagamento.

A quantia máxima a ser recebida é de R$998,00, equivalente a 1 salário mínimo. Nenhum beneficiado vai receber mais do que esse valor, pois o cálculo é definido com base nos meses trabalhados e no peso do salário federal.

Outra diferença entre as cotas e o abono, é que os cotistas que retirarem o fundo, não terão mais nenhum valor armazenado. E os trabalhadores que recebem o abono, no ano seguinte podem realizar o saque novamente, caso tenham trabalhado com carteira assinada.

Nas duas situações, os pagamentos são feitos diretamente pela rede bancária responsável por cada programa. Por meio do cartão do banco ou sacando o valor nos guichês de atendimento.

14 de agosto de 2019

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Abono salarial é diferente do fundo de cotas PIS-PASEP: entenda!

Claudia Teixeira

Jornalista com experiência na produção de conteúdo. Escreve sobre benefícios sociais e noticias recentes de política & economia.

Leave a Reply