Abono salarial: saiba quem tem direito ao benefício

O benefício do abono salarial é pago todos os anos aos trabalhadores da rede pública e privada do país. Concedido como uma gratificação pelo tempo de serviço, e uma forma de acréscimo no valor recebido de salário. As redes bancárias da Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, são as responsáveis pelo pagamento.

O valor máximo a ser recebido pode chegar a 1 salário mínimo, o que hoje equivale a R$998,00. A quantia depende de quantos meses foram trabalhados durante o ano base. Para o calendário que deu início em 2019 e finaliza em 2020, é considerado o ano de 2018.

Para o Pasep, dedicado aos funcionários da rede pública, o benefício é recebido no Banco do Brasil. Por depósito na conta corrente, saque mediante documento de identificação ou por transferência bancária.

No caso do PIS, válido para os trabalhadores de empresas privadas, a Caixa é a rede que realiza os depósitos. A retirada do valor pode ser feita com o Cartão Cidadão, próprio para saque. E por meio de depósito na conta do agenciado.


publicidade:

Todos os anos, de julho a junho do ano seguinte, os pagamento são feitos aos trabalhadores que podem recebê-lo. Sendo necessário cumprir com exigências como:

  • Possuir ganho mensal de até 2 salários mínimos;
  • Ter trabalhado por no mínimo 1 mês durante o ano base;
  • Ter seus dados informados da declaração de RAIS da empresa;
  • Estar inscrito no PIS ou PASEP há pelo menos 5 anos.

01 de agosto de 2019

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4
Total de Votos: 2

Abono salarial: saiba quem tem direito ao benefício

publicidade:


Leave a Reply