Aplicativo FGTS permite consultar valor disponível no fundo

Desde que o governo liberou saques parciais do fundo de garantia, cresceram as consultas pelo saldo das contas ativas e inativas.

A partir de setembro milhares de trabalhadores poderão sacar até R$500 por conta, ativa ou inativa. Mas antes disso, as buscas para saber qual o valor disponível têm aumentado. A fim de facilitar esse processo e os canais de atendimento, a Caixa aprimorou seu aplicativo Caixa Trabalhador e o aplicativo FGTS.

Disponíveis nas lojas App Store e Google Play, eles podem ser baixados de forma gratuita, e necessitam de internet para utilização. O primeiro login vai solicitar número do NIS, disponível na Carteira de Trabalho ou no Cartão Cidadão. O CPF, data de nascimento e a criação de uma senha.

Os próximos acessos serão mais simples, e pedem apenas o CPF e a senha cadastrada. No portal, o usuário tem contato com o extrato do fundo de garantia. Isso quer dizer, todo o histórico de depósitos mensais feitos durante os anos de serviço. Seja da conta ativa ou inativa.

A verificação ajuda o trabalhador a descobrir quanto poderá retirar, dentro do limite, e se vale a pena aderir ao saque-aniversário. Modalidade disponível a partir de 2020 e que permite saques anuais de 5% a 50% do valor, dependendo do saldo.

Caso as informações disponíveis não sejam compatíveis com o tempo de serviço do trabalhador. O ideal é comparecer até uma agência da Caixa para verificar se os depósitos no fundo foram realizados corretamente. O FGTS é descontado da folha de pagamento do trabalhador e creditado automaticamente.

O fundo total pode ser recebido se o funcionário for demitido, na aposentadoria, doença grave ou falecimento do titular. Até mesmo por isso, poucas pessoas consultavam periodicamente a quantia, pois é um valor que não pode ser utilizado totalmente, apenas em casos específicos.

16 de agosto de 2019

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.5
Total de Votos: 4

Aplicativo FGTS permite consultar valor disponível no fundo

Leave a Reply