Aposentadoria INSS por Idade 2019: Simulação, Regras, Como dar entrada

A aposentadoria INSS por idade 2019 passou por algumas mudanças nos últimos anos, e para que nossos leitores entendam melhor como funciona a aposentadoria INSS por idade 2019 preparamos esse post com diversas informações, acompanhe!

Aposentadoria INSS por Idade 2019

Aposentadoria INSS por Idade 2019

A aposentadoria INSS por idade 2019 é um benefício que pode ser solicitado por contribuintes que atendem aos requisitos do INSS, a seguir iremos conferir mais detalhes sobre como solicitar o benefício.

✓ Veja como dar entrada no auxílio doença INSS

Aposentadoria INSS por Idade

A aposentadoria por idade é um benefício concedido aos segurados da Previdência Social que atingem a idade considerada risco social.

A aposentadoria por idade é regulamentada pela Lei 8.213/91, arts. 48 a 51 e pelo Regulamento da Previdência Social, Decreto 3048/99, arts. 51 a 55.

A seguir iremos conferir maiores informações sobre a forma de dar entrada na aposentadoria e as regras que o segurado deve atender para receber o benefício.


Idade para receber a aposentadoria

A aposentadoria por idade 2019 é um benefício do INSS liberado ao trabalhador que comprovar no mínimo 180 meses de trabalho, além da idade mínima de:

  • 65 anos para homem;
  • 60 anos para mulher.

Existe ainda uma condição especial de idade reduzida em 5 anos para:

  • Agricultor familiar;
  • Pescador artesanal;
  • Indígena.

Empregados, contribuintes individuais e trabalhadores avulsos rurais também recebem à redução da idade mínima para solicitar a aposentadoria INSS 2019.


Como solicitar aposentadoria INSS por Idade?

Você pode solicitar a aposentadoria INSS por idade diretamente no site no site do Instituto Nacional do Seguro Social, veja como:

  • Informe o seu nome;
  • Informe o CPF;
  • Informe a Data de Nascimento;
  • Marque a opção Não sou um robô;

Em seguida basta preencher o formulário de solicitação da sua aposentadoria por idade 2019 e então reunir os seguintes documentos:

  • Documento de identificação válido e oficial com foto;
  • Número do CPF;
  • Carteiras de trabalho, carnês de contribuição e outros documentos que comprovem pagamento ao INSS;
  • Segurado especial: deve apresentar os documentos que comprovem esta situação, como a declaração do sindicato, contratos de arrendamento, documentos da época em que conste a sua ocupação, entre outros.

Após reunir os documentos citados acima basta apresentar os mesmos no INSS na data do seu agendamento!

✓ Saiba quais as novas datas de pagamento da tabela INSS 2019


Simulação aposentadoria INSS por idade

Conhecida como Calculadora do INSS essa ferramenta realiza uma busca automática dos dados do segurado no sistema do INSS para calcular o seu tempo de contribuição.

Para realizar essa simulação na Calculadora do INSS que o sistema é necessário realizar login no Meu INSS clicando aqui.

Após realizar login preencha as informações solicitadas e tenha acesso aos dados da sua simulação.


Dúvidas Aposentadoria INSS por idade

Caso deseje maiores informações basta entrar em contato com a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135O serviço de atendimento está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Aposentadoria INSS por Idade 2019: Simulação, Regras, Como dar entrada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *