Bolsa Família precisa de atualização de dados para manter benefício

Os contemplados com o programa devem estar atentos as regras para continuar recebendo o pagamento. Atualizar os dados cadastrais é importante para o controle do sistema.

O programa Bolsa Família é concedido a todas as famílias brasileiras que vivem em situação de pobreza e extrema pobreza. Para inscrição é necessário estar inscrito no Cadastro Único. E manter atualizadas as informações sobre o núcleo familiar.

O sistema contempla os inscritos com base em dados sobre número de munícipes, índice de escolaridade, saneamento básico e grau de pobreza daquele local.

Por isso, quando deixa de informar sua situação financeira ou o nascimento de um novo componente na família, os beneficiados acabam prejudicando o controle de informações.

Além disso, o pagamento pode ser cortado caso o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), encontre algum tipo de irregularidade no cruzamento de informações entre o Cadastro Único e outros bancos de dados do governo.

Obrigatoriamente, a cada dois anos é necessário comparecer até um ponto de atendimento da Assistência Social para confirmar as informações que foram cadastradas. Indicando que a conta está ativa e sendo utilizada.


publicidade:

Deixar de receber o valor do Bolsa Família em até 90 dias, bloqueia o pagamento. Pois, demonstra falta de interesse ou algum tipo de irregularidade.

Nessa situação, também é importante buscar pelo CRAS ou uma agência bancária da Caixa Econômica Federal, para informar o problema na retirada do dinheiro.

De acordo com o portal do programa no site do MDS, um representante da família deve comparecer até o responsável pelo setor do Cadastro Único/Bolsa Família no município para atualização de dados, nos casos de:

  • Nascimento ou morte de alguém na família;
  • Saída de um integrante para outra casa;
  • Mudança de endereço;
  • Entrada das crianças na escola ou transferência de escola;
  • Aumento ou diminuição da renda, entre outros.

07 de agosto de 2019

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Bolsa Família precisa de atualização de dados para manter benefício

publicidade:


Leave a Reply