Consulta Benefício INSS pelo CPF: Consulta de situação de benefício

Você sabe como consulta benefício INSS pelo CPF? Com o auxílio da tecnologia ficou muito mais simples conferir informações pessoais no portal Meu INSS. Caso você não saiba como realizar a consulta benefício INSS pelo CPF, acompanhe o post que preparamos para hoje contendo diversas informações sobre o cadastro na plataforma digital e o passo a passo para consulta!

Consulta Benefício INSS pelo CPF

Consulta Benefício INSS pelo CPF

consulta benefício INSS pelo CPF torna muito mais fácil o acesso as informações do seu benefício, acompanhe e confira mais informações.

✓Veja a diferença entre salário de benefício e de contribuição!

O que é o INSS?

O INSS é o Instituto Nacional do Seguro Social, um órgão brasileiro criado no ano de 1990 pelo presidente Fernando Collor de Melo com o objetivo de operacionalizar o reconhecimento de todos os direitos dos contribuintes da Previdência Social.

Até a última década, as únicas formas de realizar a consulta sobre os diversos serviços e benefícios ofertados pelo órgão, era se dirigindo até uma agência presencial do Instituto ou pelo telefone INSS.

Porém, as inovações tecnológicas surgiram para facilitar a vida da população brasileira, e em relação a consulta benefício INSS pelo CPF não seria diferente!

consulta benefício INSS oferece aos cidadãos as informações referentes ao seu recebimento, a seguir veremos melhor como realizar essa consulta passo a passo!

✓ Confira a tabela de contribuição para INSS Autônomo 2020


Benefícios INSS

Antes de falar sobre a consulta benefício INSS, confira a seguir uma lista com alguns dos benefícios que o INSS possui para os seus contribuintes.

Para ter direito a um dos seguros propostos nesta lista é necessário realizar a contribuição mensal à Previdência. Por meio de desconto na folha de pagamento dos assalariados, ou com a contribuição individual:

  • Auxílio-acidente;
  • Auxílio-doença INSS;
  • Auxílio-reclusão;
  • Pensão por morte;
  • Salário-família;
  • Salário-maternidade;
  • Pensão especial por hanseníase;
  • Aposentadoria por idade;
  • Aposentadoria por idade da pessoa com deficiência;
  • Aposentadoria por invalidez;
  • Aposentadoria por tempo de contribuição;
  • Seguro-desemprego do pescador artesanal;
  • Benefício assistencial ao idoso e à pessoa com deficiência (BPC);
  • Aposentadoria por tempo de contribuição.

Os benefícios citados acima são disponibilizados aos contribuintes do INSS, e para conferir mais informações sobre cada um deles ou a forma de solicitar o recebimento dos mesmos basta acessar o site do órgão clicando aqui.

Quando vai requerer uma dessas opções é necessário cumprir com os requisitos de cada uma delas, além de apresentar documentos que comprovem a legalidade do pedido.


Consulta número de benefício INSS pelo CPF pela internet

Para consultar informações sobre o seu benefício INSS pelo CPF saiba que também será preciso ter em mãos o número do seu registro no Instituto. Isso quer dizer, a numeração do benefício. 

✓ Veja como acessar resultado de perícia INSS 2020

Esse código está impresso no cartão de saque, nos documentos que comprovam a legalidade no recebimento e nas certidões emitidas pelo INSS.


publicidade:

Se você não possui o número do seu benefício, por motivo de perca, por exemplo. Pode consulta-lo por meio de uma simples ligação para o telefone INSS 2020 pela central de atendimento 135.

Ao ligar no atendimento do INSS basta fornecer o número do seu CPF e então será informado o número do seu benefício INSS.


Consultar situação de benefício INSS pelo CPF

Agora que você já tem em mãos o número do seu benefício, poderá realizar a consulta situação do benefício INSS pelo CPF.

Para isso, será preciso acessar o portal Meu INSS, ou baixar o aplicativo com o mesmo nome. O sistema foi desenvolvido pela Previdência Social e reúne uma série de serviços para verificações e emissões de dados.

Aprenda como fazer:

  • Acesse a aba de consulta do Meu INSS clicando aqui. Agora,preencha os dados solicitados. Como: nome, CPF e data de nascimento. Clique em “Não sou um Robô” e em seguida escolha a opção “Continuar sem Login”;

Existe ainda outra forma de conseguir fazer a consulta da situação do benefício INSS. Desta vez, usando o próprio site do Instituto. Veja como:

  • Acesse o site do INSS e no menu à esquerda escolha “Consulta situação de benefício”;

Consulta Benefício INSS pelo CPF

  • Se escolher a opção “Acompanhar Benefício” você será redirecionado ao portal “Meu INSS”, como foi orientado no tutorial anterior. Na alternativa “Benefício por incapacidade” o painel é outro;

Consulta Benefício INSS pelo CPF

  • Na segunda opção será necessário informar mais dados, como o número do benefício para imprimir o laudo com o resultado.


Consulta Benefício INSS pelo CPF pelo telefone

Deseja obter mais informações sobre o seu benefício do INSS? Então confira a seguir o telefone de atendimento disponibilizado pelo órgão que permite que os seguradores façam a consulta benefício por telefone:

  •  0800 728 0191
  • Central de atendimento: 135

Na ocasião, será preciso informar o seu número de CPF, o número de registro do seu benefício e optar pelo ramal de consulta.

Caso surjam dúvidas a central faz o atendimento com algum representante, sem contar unicamente com a ajuda da secretária eletrônica. Agora que já conferiu como realizar a sua consulta basta utilizar as instruções para acessar detalhes do seu benefício!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.53
Total de Votos: 114

Consulta Benefício INSS pelo CPF: Consulta de situação de benefício

publicidade:


16 Comments

  1. marlene pereira da silva
  2. marlene pereira da silva
  3. marlene pereira da silva
  4. Marcelo Pereira da Silva
  5. Elaine Viera do Santos
  6. leonildo sabio fernandes
  7. Carlos moura câmara
  8. Cíntia roberta da silva
  9. JOSE AGENOR PINHEIRO
  10. jose carlos damiao de sena

Leave a Reply