Categorias: Destaques Últimas Notícias

Deduções do Imposto de Renda vão acabar? Entenda proposta do governo


A próxima medida oficial do governo Bolsonaro é a Reforma Tributária, que atinge principalmente o funcionamento da cobrança anual do Imposto de Renda.

O texto da Reforma Tributária deve ser divulgado nas próximas semanas. Enquanto isso, os pronunciamentos dos representantes da economia brasileira já têm mostrado o que está por vir. Na última semana o Ministro da Economia, Paulo Guedes, se posicionou a favor do fim das deduções por despesas médicas.

As dúvidas sobre essa nova regra geraram questionamentos em todo o país. O secretário da Receita Federal, Marcos Cintra, amenizou o ocorrido nessa segunda-feira (12). De acordo com Cintra, as deduções médicas serão mantidas, mas vai haver um teto sobre elas.

O governo diz que as indicações de gastos com a saúde favorecem os mais ricos, já que as pessoas em condição de pobreza recorrem ao Sistema Único de Saúde (SUS), e não têm gastos com consultas particulares.

No Imposto de Renda (IR) a dedução é o ato de informar todos os gastos anuais com as despesas individuais e dos dependentes. Seja com médico, plano de saúde, escola, aluguel, funcionários domésticos e etc.

Conforme indica quais foram seus gastos, o contribuinte recebe desconto no pagamento do imposto. Recebendo nos lotes da restituição, um valor que simboliza o troco do que foi pago anteriormente.

Eliminar as deduções aumentaria o valor do imposto, refletindo nos brasileiros de classe média. Por conta disso, as novas regras poderão alterar esse processo, mas dificilmente vão extinguir.

Um dos pilares da reforma é modificar as alíquotas de aplicação do IR, esse ponto também foi falado por Marcos Cintra. Embora o presidente tenha persistido no assunto, o secretário da Receita acredita que a proposta deve ser bem estudada.

Bolsonaro defendeu em outra ocasião, a redução da alíquota máxima de cobrança do imposto. De 27,5% para 25%, e a isenção do pagamento para os trabalhadores que recebem até 5 salários mínimos.
13 de agosto de 2019

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Deduções do Imposto de Renda vão acabar? Entenda proposta do governo

Últimas Notícias

  • Dicas & Guias

Extrato INSS 2020: Consultar Benefício pela Internet

Se você é uma pessoa muito ocupada e faz tudo pela internet, saiba que agora é possível consultar o extrato…

3 meses ago
  • Dicas & Guias

Telefone INSS 2020: Agendamento e Serviços

O telefone INSS 2020 esta disponível para todos os cidadão resolverem algumas questões que envolvem o seu benefício. Nesse telefone você…

6 meses ago
  • Dicas & Guias

Teto INSS 2020: Tabela e Alíquotas de Contribuição, CONFIRA

Aqueles que recebem o benefício do INSS e ganham mais do que um salário mínimo, devem saber que saiu o…

6 meses ago
  • Últimas Notícias

Aplicativo FGTS permite consultar valor disponível no fundo

Desde que o governo liberou saques parciais do fundo de garantia, cresceram as consultas pelo saldo das contas ativas e…

6 meses ago
  • Destaques
  • Últimas Notícias

Pagamento do Bolsa Família finaliza em 30 de agosto: entenda o calendário

O pagamento do benefício Bolsa Família é mensal, feito nos últimos dez dias úteis do mês e organizado com base…

6 meses ago
  • Últimas Notícias

Nova Previdência: governo criou portal na internet que traz informações sobre as mudanças

A página criada pelo Governo Federal tem como objetivo trazer todas as informações sobre as mudanças propostas com a Reforma…

6 meses ago