FGTS ainda pode ser usado na casa própria

Após os comunicados oficiais do Governo Federal sobre a reformulação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Surgiram muitas dúvidas nos trabalhadores, inclusive sobre o uso do dinheiro poupado para investimento na casa própria. As regras sobre a retirada do fundo de garantia permanecem as mesmas.

Todos os trabalhadores que necessitarem do valor acumulado nas contas ativas e inativas para custear tratamento médico, podem fazer o saque. Bem como, os dependentes de falecidos que tinham direito ao FGTS.

Para a casa própria, o investimento ainda segue uma lista de regras. O fundo pode ser usado em três possibilidades:

  •  Compra e construção do imóvel: utilizando o saldo como parte do pagamento ou com a quitação total do débito;
  • Amortização ou quitação da dívida: quitando parte da dívida, ou o valor total, com o saldo do fundo de garantia. Desde que o contrato de compra tenha sido assinado no Sistema Financeiro de Habitação;
  • Pagar parte do saldo das prestações: utilizando o saldo do FGTS para diminuir em até 80% a dívida, em 12 meses consecutivos. Desde que o contrato de compra tenha sido assinado no Sistema Financeiro de Habitação.

A solicitação para retirada e uso do dinheiro deve ser feita em uma agência da Caixa Econômica Federal. Documentando o pedido e comprovando a sua destinação. Não é permitido, por exemplo, reformar ou aumentar o próprio imóvel, comprar material de construção ou adquirir um bem para familiares.


publicidade:

Os trabalhadores precisam atuar no mínimo a três anos sob o regime do FGTS, não sendo necessário cumprir esse tempo na mesma empresa. A moradia deve ser destinada ao titular da conta, e custar até 1,5 milhão de reais.

O primeiro passo é consultar o saldo disponível no fundo de garantia, mediante aplicativo FGTS ou Caixa Trabalhador. A agência também presta esse tipo de atendimento. Em seguida, o interessado deve levar uma lista de documentos para comprovar o uso do dinheiro. Caso seja aprovado, a Caixa libera a quantia para investimento.

31 de julho de 2019

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

FGTS ainda pode ser usado na casa própria

publicidade:


Leave a Reply