INSS disponibiliza sistema para calcular aposentadoria

O aplicativo Meu INSS é o responsável por simular o benefício. É permitido ainda, saber qual será o valor de aposentadoria do trabalhador.

O INSS buscou introduzir a tecnologia em seus serviços. Uma das medidas foi a criação do portal Meu INSS, anteriormente com acesso mais claro apenas por computador e notebooks. Hoje, o sistema também está disponível para celulares e tablets por meio do aplicativo. Permitindo até mesmo, calcular a aposentadoria.

Uma das funções presentes no painel é a calculadora, em que o usuário insere dados como: idade, sexo, tempo de contribuição e valor pago a instituição. De acordo com as informações, o próprio sistema calcula quando o trabalhador poderá se aposentar e indica o número de parcelas que restam para cumprir a carência.

Segundo o próprio INSS, essa é uma forma de poupar o tempo dos assegurados que compareciam até um ponto de atendimento para resolver questões como esta. Desde de Maio de 2019 a organização foi liberando no aplicativo uma série de serviços, no início eram 5 funções e hoje ultrapassam 90.

Requerimentos, agendamentos de perícia e uma lista de procedimentos podem ser realizados no aplicativo. Contando com a ajuda presencial apenas para entrega de documentos. Conforme esclarece o comunicado da previdência.


publicidade:

Os requerimentos serão processados eletronicamente se os dados do trabalhador constarem corretamente nos sistemas oficiais, permitindo até a concessão automática de benefícios. Apenas quando necessário, o segurado será chamado para entrega de documentação complementar.

As informações disponibilizadas pela calculadora são confiáveis, e o acesso ao Meu INSS depende da inserção de dados básicos do trabalhador. A imagem abaixo mostra dois exemplos de simulação da aposentadoria. À esquerda, um servidor que já pode se aposentar, e a à direita um assegurado que ainda não cumpriu com as exigências.


31 de julho de 2019

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

INSS disponibiliza sistema para calcular aposentadoria

publicidade:


Leave a Reply