Categorias: Últimas Notícias

INSS para autônomos: veja como contribuir

O INSS permite que trabalhadores sem vínculo empregatício com qualquer empresa, iniciem sua contribuição na Previdência Social. Garantido o recebimento dos benefícios previstos.

Todos os trabalhadores formais, com registro em Carteira de Trabalho, contam com uma série de direitos garantidos por lei. Entre eles, o depósito mensal ao INSS. Para os autônomos, esse valor pode não ser debitado de nenhuma forma. Por isso, existe a possibilidade de iniciar a contribuição facultativa.

Vale dizer que o Micro Empreendedor Individual (MEI) já realiza esse processo, quando todos os meses faz o pagamento de uma taxa de serviço, a DAS. O contribuinte facultativo pode se filiar ao INSS a partir dos 16 anos, e realiza a contribuição mensal no dia 15 de cada mês.

A inscrição para dar início ao vínculo com a Previdência Social é feita via internet, no portal CNIS. Informando dados pessoais e o tipo de atividade que exerce. Aqueles que já possuem número de PIS podem inseri-lo normalmente, aos outros, a identificação é criada durante o cadastro.

Por meio do pagamento mensal, o autônomo, trabalhador avulso e qualificados nos demais casos, garantem direitos concedidos pelo INSS. Por exemplo: salário maternidade para as mulheres, auxílio doença e aposentadoria por tempo de contribuição.


publicidade:

Tabela para contribuição de filiados

O valor de contribuição é pago através da Guia de Previdência Social, boleto bancário que pode ser impresso no site CNIS. A quantia vai depender do salário do trabalhador e da aplicação de uma alíquota. Atualmente, os pesos seguem a tabela abaixo.


30 de julho de 2019

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4
Total de Votos: 1

INSS para autônomos: veja como contribuir

publicidade:


Últimas Notícias

  • Dicas & Guias

Extrato INSS 2020: Consultar Benefício pela Internet

Se você é uma pessoa muito ocupada e faz tudo pela internet, saiba que agora é possível consultar o extrato…

2 meses ago
  • Dicas & Guias

Telefone INSS 2020: Agendamento e Serviços

O telefone INSS 2020 esta disponível para todos os cidadão resolverem algumas questões que envolvem o seu benefício. Nesse telefone você…

5 meses ago
  • Dicas & Guias

Teto INSS 2020: Tabela e Alíquotas de Contribuição, CONFIRA

Aqueles que recebem o benefício do INSS e ganham mais do que um salário mínimo, devem saber que saiu o…

5 meses ago
  • Últimas Notícias

Aplicativo FGTS permite consultar valor disponível no fundo

Desde que o governo liberou saques parciais do fundo de garantia, cresceram as consultas pelo saldo das contas ativas e…

5 meses ago
  • Destaques
  • Últimas Notícias

Pagamento do Bolsa Família finaliza em 30 de agosto: entenda o calendário

O pagamento do benefício Bolsa Família é mensal, feito nos últimos dez dias úteis do mês e organizado com base…

5 meses ago
  • Últimas Notícias

Nova Previdência: governo criou portal na internet que traz informações sobre as mudanças

A página criada pelo Governo Federal tem como objetivo trazer todas as informações sobre as mudanças propostas com a Reforma…

5 meses ago