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Pensão Especial por Hanseníase 2019: Novas Regras, Valor, Como funciona

Você sabia que o INSS possui o benefício da Pensão Especial por Hanseníase 2019? Esse é um benefício que muitos ainda desconhecem, por isso preparamos o post de hoje com mais detalhes sobre as regras, o valor e a forma como a Pensão Especial por Hanseníase 2019 é liberada!

Pensão Especial por Hanseníase 2019

Pensão Especial por Hanseníase 2019

A Pensão Especial por Hanseníase 2019 é um benefício vitalício destinado a pessoas atingidas por essa doença, a seguir entenderemos mais sobre as regras de recebimento desse valor!

✓ Veja quando receber o benefício pelo calendário de pagamento INSS 2019

Pensão Especial por Hanseníase

A Pensão Especial por Hanseníase é destinada a pessoas que foram atingidas pela hanseníase e acabaram submetidas a tratamento com isolamento e internações compulsórias em um período que foi até 31 de dezembro de 1986.

A Hanseníase também é conhecida por mal de Hansen, sendo uma doença infecciosa causada pelo bacilo Mycobacterium que ataca os nervos e a pele causando danos severos.


Valor da Pensão Especial por Hanseníase

O valor da pensão especial por Hanseníase é definido de acordo com o artigo 1º., da Lei 11.520, de 18 de setembro de 2007.

✓ Saiba ainda como receber o LOAS 2019 benefício assistencial

O valor é fixado em 1 salário minimo. O valor do benefício e reajustado anualmente com o reajuste do salário mínimo!


Documentos necessários para solicitar Pensão Especial por Hanseníase

Para dar entrada na solicitação da pensão especial por Hanseníase 2019 é necessário apresentar alguns documentos ao INSS, veja quais são eles:

  • Cópia autenticada da Carteira de Identidade (RG);
  • Cadastro de pessoa Física  (CPF);
  • Requerimento da Pensão Especial;
  • Cópia da ficha de internação compulsória ou cópia do prontuário do hospital;
  • Formulário fornecido pela Comissão Interministerial de Avaliação.

Antes de levar os documentos citados acima ao INSS você pode agendar o seu atendimento por meio da internet, veja como:

  • Preencha o formulário para realizar login;
  • Informe a data e local onde deseja ser atendido;
  • Confirme o seu agendamento.


 Regra da Pensão Especial por Hanseníase

Existem algumas regras que devem ser atendidas para garantir que a Pensão Especial por Hanseníase 2019 seja liberada, veja quais são:

  • Ter sido submetido a tratamento com isolamento e internações compulsórias até 31 de dezembro de 1986;
  • Possuir o Requerimento da Pensão Especial;
  • Possuir laudo médico que comprove a hanseníase.

É importante lembrar que o Requerimento da Pensão Especial deve ser enviado por meio do correio para a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH).

Confira o endereço de envio:

  • Setor Comercial Sul B, Quadra 09, Lote C;
  • Edifício: Parque Cidade Corporate, Torre: A, 8º andar, Sala 801,
  • CEP 70.308.200;
  • Brasília – DF


Contato INSS

Agora que já conferimos com mais detalhes o que é a Pensão Especial por Hanseníase 2019, qual o seu valor e as regras para solicitar o benefícios, veja o número de atendimento que o INSS libera para que você possa esclarecer qualquer dúvida:

  • Atendimento: 135.

Salário Família 2019: Como funciona, Valor, Quem tem direito

O Salário Família 2019 é um benefício do INSS pago ao trabalhador de baixa renda de acordo com o número de filhos que o mesmo possui. Para receber o Salário Família 2019 é preciso atender aos requisitos do benefício, a seguir poderemos conferir quais são eles.

Salário Família 2019

Salário Família 2019

Se você deseja receber o Salário Família 2019 acompanhe a seguir o post que preparamos com informações importantes sobre esse benefício INSS.

✓ Veja como consultar benefício INSS pelo CPF

O que é Salário Família?

O Salário Família é um benefício liberado pelo Instituto Nacional do Seguro Social para trabalhadores de baixa renda, sendo pago de acordo com o número de filhos que o trabalhador possui.

Este benefício atende tanto ao trabalhador doméstico quanto ao trabalhador avulso, porém antes de solicitar esse benefício é preciso conferir se você atende aos requisitos.

O trabalhador que atua como empregado ou trabalhador doméstico deve solicitar o seu salário família diretamente ao seu empregador, já o trabalhador avulso deve solicitar ao sindicato ou ao órgão gestor de mão-de-obra ao qual ele está vinculado.

A seguir veremos mais informações sobre quem possui direito ao Salário Família 2019!


Quem tem direito ao Salário Família 2019?

Possui direito a receber o Salário Família 2019 o trabalhador que se enquadra nos seguintes requisitos do benefício:

  • Ter filhos, enteados ou tutelados com idade máxima de até 14 anos;
  • Ter filhos inválidos (para essa regra não existe idade máxima ou mínima);
  • Ser trabalhador avulso ou empregado com carteira assinada;
  • Ser trabalhador rural que aposentou com 60 anos para homens ou 55 anos para mulheres;
  • Empregado ou trabalhador aposentado por invalidez ou auxilio doença;


Documentos necessários para solicitar o Salário Família

Para realizar a solicitação do seu salário família 2019 é preciso apresentar alguns documentos, confira a lista:

  • Documento de identificação original com foto;
  • CPF;
  • Estar cadastrado no Portal Meu INSS (clique aqui e faça o cadastro);
  • Termo de responsabilidade que pode ser acessado clicando aqui;
  • Certidão de nascimento de cada um dos dependentes;
  • Caderneta de vacinação dos dependentes com idade de até 6 anos;
  • Comprovante de frequência escolar dos dependentes com idade de 7 a 14 anos.


Valor do Salário Família 2019

O valor do Salário Família 2019 é estipulado pela Previdência Social, indo de acordo com o salário que o trabalhador recebe de acordo com seus comprovantes.

Existe uma tabela que apresenta os valores pagos por número de filhos de acordo com o salário do trabalhador, e para que você tenha acesso a essa informação trouxemos essa tabela com suas últimas atualizações, confira:

Período de Vigência Salário Mensal Salário Família Lei que regulamenta
A Partir de 01/01/2017 R$ 859,88 R$ 44,09 (Portaria Interministerial MTPS/MF 8/2017)
R$ 859,89 a R$ 1.292,43 R$ 31,07
A Partir de 01/01/2016 R$ 806,80 R$ 41,37 (Portaria Interministerial MTPS/MF 1/2016)
R$ 806,81 a R$ 1.212,64 R$ 29,16
A Partir de 01/01/2015 R$ 725,02 R$ 37,18 (Portaria Interministerial MPS/MF 13/2015)
R$ 725,03 a R$ 1.089,72 R$ 26,20
A Partir de 01/01/2014 R$ 682,50 R$ 35,00 (Portaria Interministerial MPS/MF 19/2014)

 


Telefone INSS

Ainda possui dúvidas sobre o salário família 2019? Então confira a seguir o número de atendimento disponibilizado pelo INSS:

  • Central de Atendimento: 135.

O atendimento está disponível de segunda a sábado das 7:00 às 22:00 (horário de Brasília).

Pensão por Morte 2019: Novas Regras, Valor, Quem tem direito, Requerimento

A pensão por morte 2019 é um benefício do INSS que apoia milhares de famílias que passam pela perca de um familiar que contribui com o INSS, a seguir veremos como solicitar esse benefício, que tem direito a pensão por morte 2019 e qual o valor pago aos dependentes, continue lendo para conhecer mais sobre o assunto.

Pensão por Morte 2019

Pensão por Morte 2019

Se você contribui com o INSS e atende as regras da pensão por morte 2019 saiba que seus dependentes podem solicitar esse benefício caso seja necessário, a seguir veremos como!

✓ Veja como contribuir por meio do INSS para autônomo 2019

Como funciona a pensão por morte?

A pensão por morte 2019 é um benefício da previdência social pago aos dependentes do segurado que falece ou, em caso de desaparecimento desde que a sua morte seja declarada judicialmente.

A seguir iremos conferir quem possui direito a essa pensão por morte e como proceder para realizar a solicitação de benefício.


Quem possui direito a pensão por morte?

Um tipo diferenciado da aposentadoria INSS 2019, a pensão por morte 2019 é garantida aos dependentes do segurado que contribuiu com o INSS, entre esses dependentes temos:

  • Pais;
  • Cônjuge;
  • Companheiro;
  • Filhos e enteados menores de 21 anos ou inválidos, desde que esses não tenham sido emancipados;
  • Irmãos não emancipados, menores de 21 anos ou inválidos.

É importante ressaltar que o benefício da pensão por morte é válido apenas para o trabalhador urbano que vier a falecer ou, em caso onde ocorre o desaparecimento do trabalhador e o mesmo é declarado morto judicialmente


Por quanto tempo recebo a pensão por morte?

A duração da pensão por morte 2019 é variável, confira:

  • Cônjuge, cônjuge divorciado ou separado judicialmente que recebe pensão alimentícia: 4 meses  a partir do óbito.

Existe também uma tabela que define esse tempo de recebimento da pensão por morte de acordo com a idade do dependente, veja:

Idade do dependente na data do óbito Duração máxima do benefício ou cota
menos de 21 anos 3 anos
entre 21 e 26 anos 6 anos
entre 27 e 29 anos 10 anos
entre 30 e 40 anos 15 anos
entre 41 e 43 anos 20 anos
a partir de 44 anos Vitalício


Como solicitar a pensão por morte?

Por meio do portal MEU INSS ficou bem mais simples resolver pendências. A pensão por morte pode ser solicitada a partir de uma agendamento realizado online no site do INSS, veja como realizar esse processo:

  • Acesse o site do INSS clicando aqui;
  • Clique em ‘Solicitar’.

  • Preencha as informações solicitadas no formulário;
  • Marque a opção ‘Não sou um robô’;
  • Clique em ‘Continuar seu Login’.

  • Agora clique em Novo Requerimento;
  • Digite no campo “pesquisar” a palavra “pensão” e selecione o serviço desejado.

Após concluir o seu agendamento basta ficar atento a data escolhida para comparecer à unidade do INSS, no dia e hora marcados tendo em mãos os documentos necessários.

Para saber a simulação do INSS 2019, basta clicar aqui!


Documentos necessários para solicitar pensão por morte

Veja os documentos que você deve apresentar na hora de solicitar a sua pensão por morte:

  • Procuração ou termo de representação legal;
  • Documento de identificação com foto e CPF;
  • Documentos pessoais do interessado com foto e do segurado falecido;
  • Certidão de óbito;
  • Documentos previdenciários (Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Certidão de Tempo de Contribuição (CTC), carnês);
  • Documentos que comprovem a qualidade de dependente.

Aposentadoria do Professor 2019: Regras, Como dar entrada, Idade Mínima

Se você trabalha na área da educação e deseja saber como funciona a aposentadoria do professor 2019 acompanhe o post a seguir que trás uma serie de informações sobre o assunto. Existem algumas regras que devem ser levadas em consideração quando o assunto é a aposentadoria do professor 2019, a seguir iremos conferir mais sobre o assunto.

Aposentadoria do Professor 2019

Aposentadoria do Professor 2019

A aposentadoria do professor 2019 é um benefício previdenciário garantido a milhares de trabalhadores, a seguir veremos como solicitar esse benefício.

✓ Veja ainda quem tem direito ao Auxílio Doença 2019

Aposentadoria do professor

Se você é um profissional da área da educação e atua como professor é importante que conheça as regras referentes a aposentadoria INSS 2019.

A aposentadoria do professor 2019 é um benefício liberado pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para profissionais da área que contribuirão de acordo com as regras do INSS, e a seguir poderemos conferir com mais detalhes quais são essas regras.


Requisitos aposentadoria do professor

O trabalhador que deseja requerer o benefício da aposentadoria do professor 2019 deve possuir obrigatoriamente os seguintes requisitos:

  • Tempo total de contribuição no INSS em funções de magistério:
    • 30 anos para homem;
    • 25 anos para mulher.
  • Tempo efetivamente trabalhado de 180 meses (carência obrigatória).


Documentos para solicitar a aposentadoria do professor

Para que seja possível realizar o seu atendimento junto as agências do INSS é preciso apresentar obrigatoriamente um documento de identificação com foto e o seu CPF.

Para que o processo de solicitação que o benefício da Previdência Social para professores seja agilizado tenha ainda documentos que possam comprovar o seu tempo de trabalho como professor, entre esses documentos você pode apresentar:

  • Carteira profissional;
  • Carnês de contribuição;
  • Comprovantes de pagamento ao INSS.

A seguir veremos como proceder para agendar a sua visita ao INSS para dar entrada em sua aposentadoria de professor, acompanhe!


Como agendar a aposentadoria do professor?

Você pode realizar o agendamento no INSS para solicitar a sua aposentadoria do professor 2019 por meio da internet, veja como realizar esse processo no passo a passo que preparamos:

  • Preencha as informações solicitadas no formulário para realizar o seu login;
  • Preencha os dados de agendamento da solicitação da aposentadoria do professor;
  • Conclua o agendamento.

Após concluir o seu agendamento basta aguardar a data escolhida para comparecer ao INSS com toda a documentação citada anteriormente para dar entrada na sua aposentadoria do professor.


Contato INSS aposentadoria do professor

Se você ainda possui dúvidas sobre a aposentadoria do professor 2019 ou deseja realizar o seu agendamento por meio de uma ligação basta entrar em contato por meio do número a seguir:

  • Telefone INSS: 135

Agora que você já possui as informações necessárias para dar entrada na solicitação da sua aposentadoria do professor basta seguir as dicas conferidas aqui para solicitar o seu benefício.

Aposentadoria por Invalidez 2019: Cálculo, Doenças, Valor, Perícia

Conhece o benefício da aposentadoria por invalidez 2019? Esse é um benefício previdenciário que ampara milhares de brasileiros, e a seguir iremos conferir com mais detalhes como funciona a pericia da aposentadoria por invalidez 2019, o valor do benefícios entre outros detalhes!

Aposentadoria por Invalidez 2019

Aposentadoria por Invalidez 2019

Muitos segurados do INSS ainda possuem dúvidas em relação a aposentadoria por invalidez 2019, confira então as informações que reunimos para que você conheça melhor esse benefício!

✓ Saiba como consultar o benefício INSS pelo CPF

O que é aposentadoria por invalidez?

A aposentadoria por invalidez é um benefício previdenciário concedido ao trabalhador que permanentemente ficou incapaz de exercer qualquer atividade laborativa e que também não possa ser reabilitado em outra profissão, de acordo com a avaliação da perícia médica do INSS.

O benefício da aposentadoria por invalidez 2019 é pago enquanto persistir a invalidez, e o segurado pode ser reavaliado pelo INSS a cada 2 anos.

O trabalhador em busca da aposentadoria por invalidez deve inicialmente solicitar o auxílio-doença, caso a perícia médica constate incapacidade permanente sem a possibilidade de reabilitação para outra função, a aposentadoria por invalidez será indicada ao trabalhador.


Quem tem direito a aposentadoria por invalidez?

Para ter direito à aposentadoria por invalidez 2019 é necessário que o trabalhador tenha contribuído por 12 meses com INSS, pois esse período é considerado como “carência” para solicitar o benefício.

✓ Saiba como receber o auxílio doença INSS em 2019

Aquele que não cumprir com a carência de 12 meses não poderá receber a aposentadoria por invalidez.

Existem situações que excluem a carência citada acima, são elas:

  • Acidente de qualquer natureza;
  • Acidente ou doença de trabalho;
  • Segurado que forem acometido por alguma das doenças especificadas na lista do Ministérios da Saúde e do Trabalho e da Previdência Social como doença grave, incapacitante e irreversível.

Algumas das doenças presentes na lista do Ministérios da Saúde e do Trabalho e da Previdência Social são:

  • Tuberculose ativa;
  • Hanseníase;
  • Alienação mental;
  • Esclerose múltipla;
  • Hepatopatia grave;
  • Neoplasia maligna;
  • Cegueira;
  • Paralisia irreversível e incapacitante;
  • Cardiopatia grave;
  • Doença de Parkinson;
  • Espondiloartrose anquilosante;
  • Nefropatia grave;
  • Estado avançado da doença de Paget (osteíte deformante);
  • Síndrome da deficiência imunológica adquirida (aids).


Valor da aposentadoria por invalidez 2019

O valor da aposentadoria por invalidez corresponde a 100% do salário de benefício, calculado pela média dos 80% maiores salários de contribuição, corrigidos monetariamente desde julho de 1994.

✓ Saiba como receber o resultado de perícia INSS 2019

Em casos onde o aposentado necessita de acompanhamento permanente para suas atividades do cotidiano o mesmo recebe um acréscimo de 25% sobre o valor.

Tem direito a esse acréscimo aposentados nas seguintes condições:

  • Cegueira total;
  • Perda de no mínimo 9 (nove) dedos da mão;
  • Paralisia dos dois braços ou das duas pernas;
  • Perda dos membros inferiores, acima dos pés, quando a prótese for impossível;
  • Perda de uma das mãos e de dois pés, ainda que a prótese seja possível;
  • Perda de um membro superior e outro inferior, quando a prótese for impossível;
  • Alteração das faculdades mentais com grave perturbação da vida orgânica e social;
  • Doença que exija permanência contínua no leito.


Perícia aposentadoria por invalidez

Como dito anteriormente o benefício da aposentadoria por invalidez é concedido a partir da pericia realizada através do auxílio-doença, veja então como agendar essa pericia:

  • Acesse o site do INSS clicando aqui;
  • Clique em Solicitar Benefício.

  • Informe os caracteres de segurança;
  • Clique em Consultar.

  • Selecione o estado, município e data de agendamento;
  • Clique em ‘Avançar’.

Preencha o formulário de requerimento e então compareça a unidade selecionada para realizar a sua pericia no dia e horário marcado.

Aposentadoria INSS por Idade 2019: Simulação, Regras, Como dar entrada

A aposentadoria INSS por idade 2019 passou por algumas mudanças nos últimos anos, e para que nossos leitores entendam melhor como funciona a aposentadoria INSS por idade 2019 preparamos esse post com diversas informações, acompanhe!

Aposentadoria INSS por Idade 2019

Aposentadoria INSS por Idade 2019

A aposentadoria INSS por idade 2019 é um benefício que pode ser solicitado por contribuintes que atendem aos requisitos do INSS, a seguir iremos conferir mais detalhes sobre como solicitar o benefício.

✓ Veja como dar entrada no auxílio doença INSS

Aposentadoria INSS por Idade

A aposentadoria por idade é um benefício concedido aos segurados da Previdência Social que atingem a idade considerada risco social.

A aposentadoria por idade é regulamentada pela Lei 8.213/91, arts. 48 a 51 e pelo Regulamento da Previdência Social, Decreto 3048/99, arts. 51 a 55.

A seguir iremos conferir maiores informações sobre a forma de dar entrada na aposentadoria e as regras que o segurado deve atender para receber o benefício.


Idade para receber a aposentadoria

A aposentadoria por idade 2019 é um benefício do INSS liberado ao trabalhador que comprovar no mínimo 180 meses de trabalho, além da idade mínima de:

  • 65 anos para homem;
  • 60 anos para mulher.

Existe ainda uma condição especial de idade reduzida em 5 anos para:

  • Agricultor familiar;
  • Pescador artesanal;
  • Indígena.

Empregados, contribuintes individuais e trabalhadores avulsos rurais também recebem à redução da idade mínima para solicitar a aposentadoria INSS 2019.


Como solicitar aposentadoria INSS por Idade?

Você pode solicitar a aposentadoria INSS por idade diretamente no site no site do Instituto Nacional do Seguro Social, veja como:

  • Informe o seu nome;
  • Informe o CPF;
  • Informe a Data de Nascimento;
  • Marque a opção Não sou um robô;

Em seguida basta preencher o formulário de solicitação da sua aposentadoria por idade 2019 e então reunir os seguintes documentos:

  • Documento de identificação válido e oficial com foto;
  • Número do CPF;
  • Carteiras de trabalho, carnês de contribuição e outros documentos que comprovem pagamento ao INSS;
  • Segurado especial: deve apresentar os documentos que comprovem esta situação, como a declaração do sindicato, contratos de arrendamento, documentos da época em que conste a sua ocupação, entre outros.

Após reunir os documentos citados acima basta apresentar os mesmos no INSS na data do seu agendamento!

✓ Saiba quais as novas datas de pagamento da tabela INSS 2019


Simulação aposentadoria INSS por idade

Conhecida como Calculadora do INSS essa ferramenta realiza uma busca automática dos dados do segurado no sistema do INSS para calcular o seu tempo de contribuição.

Para realizar essa simulação na Calculadora do INSS que o sistema é necessário realizar login no Meu INSS clicando aqui.

Após realizar login preencha as informações solicitadas e tenha acesso aos dados da sua simulação.


Dúvidas Aposentadoria INSS por idade

Caso deseje maiores informações basta entrar em contato com a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135O serviço de atendimento está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h.

Auxilio Acidente 2019: Valor, Requerimento, Cálculo, Como Solicitar

Os contribuintes previdenciários possuem direito a uma série de benefícios, entre eles o auxilio acidente 2019. Você sabe como solicitar o auxilio acidente 2019 e qual o valor desse benefício? Então acompanhe a seguir o post que preparamos com mais detalhes sobre esse assunto!

Auxilio Acidente 2019

Auxilio Acidente 2019

O auxilio acidente 2019 é um benefício da previdência social que pode ser solicitado em casos de enfermidade como veremos com mais detalhes a seguir.

✓ Veja também como receber o Auxílio Doença 2019

O que é auxilio acidente?

O auxílio acidente é um benefício para aos contribuintes do INSS que se encontram impedidos de trabalhar por condições como:

  • Acidente sofrido em ambiente de trabalho;
  • Doença que o incapacite de laborar.

Para que o trabalhador possa solicitar esse auxílio acidente 2019 é preciso que o mesmo passe por um perícia com a junta médica do INSS afim de comprovar que se encontra incapaz de exercer suas funções no trabalho.

A seguir veremos como proceder para realizar o seu requerimento ao benefício do auxilio acidente!


Como solicitar o auxílio acidente 2019?

O auxilio acidente deve ser solicitado pela empresa empregadora que irá abrir um processo no site do INSS após 15 dias de afastamento do empregado em suas atividades.

✓ Confira ainda a Tabela INSS Atualizada 2019

Veja como encaminhar o auxilio acidente pela previdência:

  • Acesse o portal Dataprev clicando aqui;
  • Digite o código apresentado na imagem;
  • Clique em Prosseguir.

  • Selecione o estado, município e data de agendamento;
  • Clique em Avançar.

  • Preencha o formulário com seus dados pessoais;
  • Clique em Avançar.

Após realizar esse requerimento online basta aguardar a data agendada para se apresentar a pericia do INSS.

Nos primeiros 15 dias de afastamento do trabalhador a empresa ainda irá arcar com o salário do funcionário, assim que o benefício do auxilio acidente for liberado essa obrigação passa a ser do INSS.

✓ Saiba como dar entrada no INSS Autônomo 2019

Vale ressaltar que após o requerimento do auxilio acidente 2019 o trabalhador passa por uma pericia com a junta médica do INSS para avaliar se o mesmo não possui condições de exercer suas funções profissionais.


Valor do auxilio acidente 2019

O valor pago pelo auxilio acidente é igual ao valor do salário mínimo vigente, dessa forma quando ocorre reajuste no salário mínimo o auxilio acidente também é reajustado para acompanhar o valor do salário mínimo!


Quem tem direito ao auxilio acidente?

Pode solicitar o auxilio acidente os seguintes trabalhadores:

  • Empregado;
  • Trabalhador avulso;
  • Segurado especial.

✓ Veja como realizar a perícia INSS 2019

Não pode solicitar o auxilio acidente:

  • Empregado doméstico;
  • Contribuinte individual;
  • Facultativo.

É importante lembrar que o auxílio acidente por ser de caráter indenizatório pode ser acumulado a outros benefícios do INSS, exceto aposentadoria ou auxílio doença quando concedido em razão da mesma patologia que levou o trabalhador a solicitar o auxilio acidente.


Telefone INSS

Para obter maiores informações sobre o auxilio acidente 2019 basta entrar em contato com a Previdência Social por meio da central de atendimento ligando para o número 135.

Salário Maternidade 2019: Valor, Cálculo, Licença, Quem tem direito

Assegurados do INSS possuem direito ao salário maternidade 2019 tanto no nascimento de filhos quanto na adoção, por isso hoje preparamos informações sobre o valor, a forma de solicitar o salário maternidade 2019 e detalhes sobre quem possui direito. Para saber mais sobre o assunto continue acompanhando!

Salário Maternidade 2019

Salário Maternidade 2019

O salário maternidade 2019 e a licença concedida são de grande importância para mães que estão nos primeiros meses de seus filhos, a seguir entenderemos mais sobre o assunto!

✓ Veja quem tem direito ao auxílio doença INSS 2019

O que é salário maternidade?

Salário maternidade ou licença maternidade é um benefício de caráter previdenciário destinado às mães que se afastam do emprego nos estágios finais da gravidez, após darem à luz ou na adoção.

Esse momento é importante para que as mães possam criar um laço com os filhos para que eles possam se sentir amparado.


Quem tem direito ao salário maternidade 2019

Possui direito ao salário maternidade mães que estão no oitavo mês de sua gestação ou mais até o prazo de 120 dias.

O direito ao benefício também é concedido para as mães que receberam o direito de adoção ou mesmo que estão com a guarda judicial da criança.

✓ Confira como obter o resultado de perícia INSS 2019

Para ter direito a esse benefício é necessário que a mãe solicitante tenha cumprido a carência mínima de meses trabalhados, veja quais são:

  • 10 meses de contribuição: para contribuinte individual facultativo ou de segurado especial;
  • Isento: para empregadas urbanas, empregadas domésticas, ou trabalhadoras avulsas, desde que estejam trabalhando na data do pedido;
  • Desempregadas: é possível solicitar o salário maternidade 2019 desde que seja comprovado contribuição no passado para o INSS.


Valor do salário maternidade 2019

O valor do salário maternidade é calculado de acordo com o grupo ao qual você se encaixa, confira:

  • Trabalhadores da zona rural que contribuem para previdência social na forma obrigatória: 1 salário minimo;
  • Para solicitantes que realizam a contribuição no formato avulso o valor liberado pela previdência social será de acordo com a sua última remuneração;
  • Para mães trabalhadoras autônomas o auxílio liberado será a média dos últimos 12 meses de salários trabalhados.


Quanto tempo dura o salário maternidade

O tempo de duração do salário maternidade também irá variar de acordo com o grupo ao qual a solicitante pertence, confira quais são:

  • No caso de Parto: 120 dias;
  • No caso de Natimorto: 120 dias;
  • No caso de adoção de menor com até 12 anos de idade: 120 dias;
  • No caso de aborto espontâneo ou em casos previstos por lei: 14 dias.

✓ Confira maiores detalhes sobre isso no portal Meu INSS 2019


Como solicitar o salário maternidade?

O salário maternidade 2019 pode ser solicitado diretamente no site da Previdência Social, veja como:

Após preencher o requerimento online basta apresentar os seguintes documentos:

  • Certidão de nascimento ou de natimorto da criança;
  • No caso de adoção, apresentar a nova certidão de nascimento expedida por decisão judicial;
  • No caso de guarda da criança, apresentar o Termo de Guarda, constando que a guarda do dependente se destina à adoção de menor de idade;
  • Para trabalhadoras que se afastarem 28 dias antes de parto, apresentar o atestado médico original de gestante, comprovando o afastamento.

Auxilio Reclusão 2019: Valor, Quem tem direito, Consulta, Lei

O  auxilio reclusão 2019 é um apoio financeiro destinado a família de detentos durante sua sentença, sendo para muitos um valor de grande importância afim de suprir as necessidades básicas dessas famílias. Deseja saber quem possui direito ao auxilio reclusão 2019? Então confira a seguir as informações que preparamos para você.

Auxilio Reclusão 2019

Auxilio Reclusão 2019

auxilio reclusão 2019 é garantido por lei, a seguir veremos qual o valor desse auxilio e quem possui direito ao mesmo, continue lendo.

✓ Confira ainda como receber o auxílio doença INSS 2019

O que é auxilio reclusão?

O auxilio reclusão 2019 é um benefício previdenciário pago pelo INSS para os dependentes de um detento desde que ele não receba salário ou mesmo aposentadoria.

Esse auxílio é garantido pela Constituição Federal no artigo 201, e na Lei n°8.213 sendo entregue diretamente a família do detento.

Para ter direito a esse benefício é preciso que o detento seja assegurado pelo INSS, e que seu último salário recebido seja igual ou inferior a R$1.319,18.


Quem tem direito ao auxilio reclusão 2019?

Como dito anteriormente para receber o auxilio reclusão o detento deve ser assegurado pelo INSS é seu último salário não pode ultrapassar o valor de R$1.319,18.

✓ Veja como obter o resultado de perícia INSS 2019!

Os dependentes do recluso possuem a responsabilidade de solicitar o auxilio reclusão 2019, podendo ser:

  • Cônjuge ou companheira (o);
  • Filhos e enteados;
  • Pais e irmão.

Vale ressaltar que a duração máxima do auxilio reclusão varia de acordo com a idade do dependente na data da prisão, confira:

  • 21 anos: até 3 anos;
  • Entre 21 e 26 anos: até 6 anos;
  • Entre 27 e 29 anos: 10 anos;
  • Entre 30 e 40 anos: 15 anos;
  • Entre 41 e 43 anos: 20 anos;
  • A partir de 44 anos: vitalício.

Confira a lista completa de quem possui direito ao auxilio reclusão:

  • Cônjuge/Esposa (o);
  • Casado (a) no civil;
  • União Estável;
  • Em união homo afetiva;
  • Cônjuge separado;
  • Filhos deficientes intelectual ou mental;
  • Filhos inválidos;
  • Menor tutelado ou enteados;
  • Filhos emancipados com idade até 21 anos;
  • Pai e Mãe;
  • Irmãos de qualquer situação com idade até 21 anos;
  • Irmão invalido.

Como solicitar o auxílio reclusão?

O auxilio reclusão pode ser solicitado pela internet ou por telefone, veja a seguir como realizar essa requisição:

  • Agende a requisição clicando aqui;
  • Agende pelo telefone: 135.

✓ Saiba como dar entrada no INSS Autônomo 2019!

Após realizar o agendamento leve ao INSS os seguintes documentos para solicitar o auxílio reclusão:

  • Declaração expedida pela autoridade carcerária com data da prisão e o regime carcerário do segurado recluso;
  • Documento de identificação do requerente;
  • Documento de identificação do segurado preso;
  • Número do CPF do requerente.


Consulta ao auxilio reclusão

Para acompanhar o seu pedido ao benefício de auxilio reclusão basta acessar o site do INSS, veja como:

  • Acesse o site do INSS clicando aqui;
  • Clique em Acompanhar pedido;

  • Informe os dados solicitados;
  • Insira os caracteres de segurança apresentados na tela
  • Clique em Visualizar.

Pronto. Os dados do seu auxilio reclusão serão apresentados na tela para que você possa realizar a sua consulta!

Como pagar INSS 2019: Guia de pagamento, Valor da Contribuição, Autônomo, Atrasado

Muitos usuários desejam saber como pagar INSS 2019. O procedimento não é complicado basta seguir as etapas corretamente. Os interessados em saber como pagar INSS 2019 pode acompanhar tudo a seguir.

Como pagar INSS 2019

Como pagar INSS 2019

INSS 2019

O Instituto Nacional do Seguro Social tem como objetivo recolher a taxa mensal do salário do trabalhador. Quem apresenta carteira assinada tem direito ao benefício.

✓ Veja como pagar, de acordo com a Tabela INSS 2019!

Esta taxa deve ser recolhida todo mês em tempo determinado. A quantia é utilizada para que ocorra o pagamento das aposentadorias dos trabalhadores.

Com o pagamento do benefício o contribuinte da Previdência Social tem direito aos seguintes benefícios:

  • Pensão por morte;
  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-acidente;
  • Salário maternidade;
  • Salário família;
  • Reabilitação profissional;
  • 13º salário;
  • Outros.

Valor da INSS 2019                                                  

Antes de saber como pagar INSS 2019 é preciso ter conhecimento do valor da contribuição. Esta tabela pode ser usada para a consulta das faixas de salários e respectivas alíquotas.

Elas servem como incidência para o cálculo da contribuição a ser paga ao INSS.

Nas categorias de empregado, empregado doméstico e trabalhador avulso as faixas são distintas para contribuinte individual e facultativo. Confira:

Tabela para Empregado, Empregado Doméstico e Trabalhador Avulso 2019
Salário de Contribuição (R$) Alíquota (%)
Até R$ 1.693,72 8%
De R$ 1.693,73 a R$ 2.822,90 9%
De R$ 2.822,91 até R$ 5.645,80 11%
Tabela para Contribuinte Individual e Facultativo 2019
Salário de Contribuição (R$) Alíquota Valor
R$ 998,00 5% (não dá direito a Aposentadoria por Tempo de Contribuição e Certidão de Tempo de Contribuição)* R$ 49,90
R$ 998,00 11% (não dá direito a Aposentadoria por Tempo de Contribuição e Certidão de Tempo de Contribuição)** R$ 109,78
R$ 998,00 até R$ 5.645,80 20% Entre R$ 199,60 (salário mínimo) e R$ 1.129,16 (teto)


Guia de pagamento INSS 2019

Para saber como pagar INSS 2019 o contribuinte precisa ter conhecimento que ele pode gerar a sua guia pela internet. Nesta opção ele não precisa ir ao Centro de Atendimento ao Contribuinte da Receita Federal.

A emissão desta guia pode ocorrer em específico ou para um período, desde que inferior aos últimos cinco anos.


INSS 2019 como autônomo

O pagamento da GPS como autônomo só funciona para quem trabalha por conta própria e presta serviço para pessoa física. Neste caso o contribuinte vai ser inscrito como contribuinte individual no INSS.

Para o pagamento mensal e saber como pagar INSS 2019 ele deve gerar a guia pelo site ou comprar o carnê na papelaria e preencher manualmente. No caso de quem paga sobre um salário mínimo também pode realizar os pagamentos trimestrais.

O autônomo pode ser um contribuinte individual e garantir a aposentadoria se:

  • Tiver a inscrição no PIS / NIT;
  • Definir tipo de contribuição e quanto vai pagar;
  • Preencher a Guia da Previdência Social (GPS).

Como pagar INSS 2019 atrasado

O usuário agora já vai saber como pagar INSS 2019. O processo é simples e pode fazer o cálculo sem precisar ir até a Previdência. Para o processo, siga as etapas abaixo:

  • O candidato deve entrar na página oficial do m Cálculo do Guia da Previdência Social, entre aqui;
  • Após deve ir à opção de Calcular guia/carnê;
  • Escolha entre as opções, se for trabalhador liberal, clique na primeira opção;
  • Defina a categoria, o número do NIT/PIS/PASEP e coloque o captcha;
  • Preencha os campos para confirmar;
  • Em instantes o valor vai ser gerado e pode ser pago.

Como pagar INSS 2019 débito automático

O contribuinte pode autorizar o débito automático por meio do seu computador, tablet ou celular acessando o portal Meu INSS. Deste modo o pagamento é mais rápido e não precisa se preocupar em emitir o carnê e efetuar o pagamento.

Para autorizar esta opção siga as orientações a seguir. Confira como pagar INSS 2019:

  • O usuário deve ir até o site do INSS Social, entre aqui;
  • Insira o seu CPF e a Cadsenha;
  • Caso não tenha o cadastro faça um para ter o acesso;
  • Após abrir vai ser possível cadastrar o banco e a conta;
  • Siga as etapas apresentadas e conclua o processo.

Contato como pagar INSS 2019

Se ficar alguma dúvida de como pagar INSS 2019 utilize a central a seguir:

  • Telefone: 135.