MTE permite solicitar seguro desemprego via internet

A solicitação unicamente presencial levava em torno de 30 minutos. O processo online poupa o tempo dos trabalhadores, e agiliza a liberação do benefício.

O seguro desemprego é um benefício concedido aos trabalhadores com registro em Carteira de Trabalho. Pago de três a cinco parcelas consecutivas. Todos os processos para pedido do recebimento eram feitos unicamente de forma presencial. Hoje, por meio do Seguro Desemprego Web a requisição também é virtual.

A ideia foi diminuir o tempo de atendimento no Sistema Nacional de Emprego (Sine), local onde o trabalhador preenchia o formulário e levava todos os documentos comprovatórios. Contando com o auxílio do portal na internet, a ideia é que a ficha de solicitação já seja preenchida, e no local sejam levados apenas os comprovantes.

Após enviar o formulário, é obrigatório comparecer até o Sine ou MTE, para evitar fraudes e legalizar o pedido do seguro. Mas, o atendimento que antes duraria em torno de trinta minutos. Com a ajuda do portal eletrônico deve ser feito na metade do tempo.


publicidade:

Outra novidade é que a partir do preenchimento online da solicitação, começa a valer o período para liberação do benefício, em até 30 dias. No processo antigo, esse tempo se iniciava a partir do comparecimento até o MTE.

Aprenda como fazer:

O processo virtual é bem simples, e segue três passos básicos:

  • Acesso ao portal Emprega Brasil, sistema que permite a solicitação;
  • Cadastro no painel, inserindo identificação pessoal e criando uma senha;
  • Logado, o usuário deve escolher a opção “Solicitar seguro desemprego” e preencher o formulário de pedido.

Após o preenchimento, basta agendar um horário no posto de atendimento mais próximo e levar os documentos necessários para dar andamento ao pedido.
30 de julho de 2019

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

MTE permite solicitar seguro desemprego via internet

publicidade:


Leave a Reply