Para que serve a metformina?

A metformina é um medicamento antidiabético. É usado para controlar os níveis elevados de açúcar no sangue devido ao Diabetes mellitus tipo II (não dependente de insulina). Isso, consequentemente, evita as complicações do diabetes, como cegueira, danos nos rins, derrame e ataque cardíaco. O medicamento funciona melhorando a resposta do corpo à insulina (um hormônio que permite que seu corpo use açúcar) e diminuindo a produção de glicose (açúcar). Logo, metformina para emagrecer costuma ser usada. A metformina está disponível na forma de comprimidos de liberação imediata e de liberação prolongada e também como solução oral.

 

A metformina apresenta alguns efeitos colaterais como dor de cabeça, alteração do paladar, náusea, diarreia, dor de estômago, perda de peso, etc. Este medicamento pode ocasionalmente causar níveis baixos de glicose no sangue, cujos sinais são sudorese, tontura e tremores. Para evitar os efeitos colaterais, faça suas refeições na hora e leve uma fonte de açúcar de ação rápida (doces ou suco de frutas) para alívio imediato.

 

A metformina deve ser tomada com alimentos para evitar qualquer desconforto estomacal. Para facilitar a memorização, tome este medicamento à mesma hora todos os dias. Não pare de tomar este medicamento mesmo que seus níveis de açúcar estejam normais, a menos que seja recomendado pelo seu médico. A metformina pode não ser segura para pessoas com cetoacidose diabética (grandes quantidades de ácido no sangue), problemas renais ou hepáticos graves. Informe o seu médico se tiver estas condições. Este medicamento é potencialmente seguro durante a gravidez e amamentação. No entanto, se estiver grávida ou a amamentar informe o seu médico antes de tomar este medicamento.

Leave a Reply

Your email address will not be published.