Pente-fino do INSS: veja como manter o benefício

O INSS é o responsável por conceder uma série de benefícios aos trabalhadores brasileiros. Fornecidos mediante pagamento regular da Previdência Social. A fim de manter o controle de gastos, e beneficiar apenas quem realmente necessita, periodicamente o instituto realiza um pente fino nos cadastros.

As irregularidades estão relacionadas ao pagamento superior ao de direito do trabalhador, acúmulo de dois benefícios que não podem ser pagos em conjunto, ou ultrapassagem do tempo limite para o recebimento.

Existem algumas maneiras de não cair no pente fino, seguindo a legislação e possuindo de forma legal os seus direitos. Por exemplo:

  • Manter os dados cadastrais sempre atualizados no portal Meu INSS;
  • Realizar perícia médica com profissional autorizado pela instituição;
  • Guardar comprovante de pagamento e holerites;
  • Responder a todos os chamados do INSS, quando solicitado.

Quando vai requerer qualquer tipo de seguro, o trabalhador é orientado sobre como manter o seu auxílio até quando necessário. Inclusive, orientando sobre quais benefícios não podem se acumular.


publicidade:

Aposentadoria e auxílio doença, não podem ser pagos no mesmo período. Bem como, receber mais de uma pensão por morte. Essas regras e restrições fazem parte da legislação do INSS e devem ser consultadas.

A forma mais clara para não perder o benefício que lhe é de direito, é manter-se atualizado sobre as regras do instituto. Comprovar que utiliza o pagamento para os fins corretos e alterar os dados cadastrais quando houver alguma mudança.

07 de agosto de 2019

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Pente-fino do INSS: veja como manter o benefício

publicidade:


Leave a Reply