Reajuste do salário mínimo para 2020: saiba qual a promessa do próximo ano

O salário mínimo é utilizado como base em uma série de benefícios concedidos a população brasileira. Entre eles, o PIS, PASEP, seguro desemprego e auxílios fornecidos pelo INSS. O reajuste dessa quantia deve ser definido no fim do ano e iniciará com novo valor a partir do dia 1 de janeiro de 2020. O decreto é assinado pelo Presidente da República.

Atualmente, o salário equivale a R$998,00. No fim do mandato do ex presidente Michel Temer, a promessa era de que o valor ultrapasse 1 mil reais. Inclusive, o decreto estaria encaminhado para assinatura. O novo governo decidiu se precaver e estipular a quantia com valor menor.

Para a determinação da quantia a ser paga de salário mínimo, o cenário econômico do país é analisado. Desde 2006 é utilizado um cálculo para chegar a quantia, somando: crescimento do PIB do ano retrasado + inflação do ano anterior.


publicidade:

Esses dados são definidos com base nos resultados apresentados até o fim do ano. Por isso, podem ser colocados à mais ou à menos do valor real. Pois, a medição acontece após a assinatura do decreto do novo valor.

Diante disso, todos os trabalhadores que utilizam o salário como base de renda, devem estar atentos ao crescimento da economia. O anuncio da mudança é feito nos últimos dias do ano.
29 de julho de 2019

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.5
Total de Votos: 2

Reajuste do salário mínimo para 2020: saiba qual a promessa do próximo ano

publicidade:


Leave a Reply