Categorias: Destaques Últimas Notícias

Reajuste no salário mínimo depende da situação econômica do país


O decreto aprovando o novo valor é assinado no fim do ano, mas para que a quantia seja definida de forma positiva o cenário da economia também deve ser favorável.

O salário mínimo federal atinge vários setores do país, não apenas a quantia base a ser recebida por oito horas de trabalho diário. Mas, programas de benefícios como PIS, PASEP e Seguro Desemprego. Por isso, o seu crescimento reflete de maneira direta nos trabalhadores. Para que em 2020 o saldo seja superior a 1 mil reais é necessário que os trâmites econômicos também cresçam.

O cálculo que define a quantia a ser paga, soma a variação do PIB do ano retrasado, nesse caso de 2018, e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do ano anterior. E aplica o resultado sobre o atual valor do salário mínimo. Dando início ao seu novo peso a partir do dia 1° de janeiro.

Como é necessário aguardar até o fim de 2019 para que o resultado sobre o INPC seja calculado, o decreto é assinado levando em consideração estudos e pesquisas. Por isso, pode ter valor maior ou menor do que o esperado, porquê não utilizou o resultado exato do índice.

O governo tem criado medidas para movimentar a economia do país. Liberando o saque parcial do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), de contas ativas e inativas, e das cotas do PIS-PASEP. A ideia é que essas medidas gerem investimentos, compras e vendas no mercado.

Independente do modo como o brasileiro vai utilizar seu dinheiro, sendo dentro do país esses resultados vão atingir de forma positiva. Inclusive, dando a possibilidade de um bom acréscimo no valor do salário para 2020.

15 de agosto de 2019

Últimas Notícias

  • Dicas & Guias

Conheça os calendários de pagamentos dos principais benefícios pagos aos trabalhadores e aposentados

Os trabalhadores brasileiros, inclusive, aqueles que estão aposentados ou se tornaram pensionistas do INSS, têm direito a alguns benefícios durante…

3 semanas ago
  • Dicas & Guias

Problemas com seguro desemprego? Veja o que fazer

Quem foi demitido recentemente, deve estar planejando solicitar ou já solicitou o seguro desemprego. Com a situação do coronavírus, esta…

4 semanas ago
  • Dicas & Guias

Extrato INSS 2020: Consultar Benefício pela Internet

Se você é uma pessoa muito ocupada e faz tudo pela internet, saiba que agora é possível consultar o extrato…

8 meses ago
  • Dicas & Guias

Telefone INSS 2020: Agendamento e Serviços

O telefone INSS 2020 esta disponível para todos os cidadão resolverem algumas questões que envolvem o seu benefício. Nesse telefone você…

10 meses ago
  • Dicas & Guias

Teto INSS 2020: Tabela e Alíquotas de Contribuição, CONFIRA

Aqueles que recebem o benefício do INSS e ganham mais do que um salário mínimo, devem saber que saiu o…

11 meses ago
  • Últimas Notícias

Aplicativo FGTS permite consultar valor disponível no fundo

Desde que o governo liberou saques parciais do fundo de garantia, cresceram as consultas pelo saldo das contas ativas e…

11 meses ago