Saque-aniversário do FGTS pode ser usado como garantia de empréstimo

A modalidade que permite saques anuais do fundo de garantia vai começar a valer em 2020. Essa opção não tem relação direta com as retiradas de até R$500 feitas em 2019.

Além de permitir que o trabalhador retire uma parcela do seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), o governou também liberou mais uma função para o saque-aniversário. Aqueles que desejarem, poderão utilizar a quantia como forma de garantia para o pagamento de empréstimos.

A modalidade consiste em retirar de 50% a 5% do FGTS, dependendo do valor disponível no fundo. Na função original, o benefício era utilizado apenas na compra de imóveis, e sacado totalmente na aposentadoria, demissão sem justa causa ou morte do titular.

No próximo ano, os trabalhadores vão ter a opção de realizar um empréstimo e utilizar a quantia que seria sacada na modalidade aniversário, como forma de pagamento do valor emprestado.


publicidade:

Por um lado, quem optar pela medida vai ter que pagar com juros um dinheiro que é seu por direito. Em outro sentido, a quantia pode ser uma boa opção para pagar dívidas maiores ou em casos de emergência.

O governo espera que sejam utilizados R$150 bilhões em financiamento nos próximos dois anos, ou seja, 2020 e 2021.

Os juros oferecidos serão menores, e tanto correntistas da Caixa como não correntistas poderão utilizar o dinheiro como pagamento do seu empréstimo.

08 de agosto de 2019

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Saque-aniversário do FGTS pode ser usado como garantia de empréstimo

publicidade:


Leave a Reply