Seguro Desemprego também garante cursos de qualificação profissional gratuitos

O auxílio salarial concedido por meio do seguro desemprego é uma garantia de todos os trabalhadores formais demitidos sem justa causa. Além de oferecer pagamento de ajuda de custo, de três a cinco parcelas, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) também permite que os desempregados se matriculem nos cursos oferecidos pelo PRONATEC.

A requisição do seguro é feita em uma unidade do MTE ou Sine, comparecendo até o local de 7 a 120 dias após a data da dispensa. E levando documentos que comprovem o vínculo empregatício com a empresa.

O valor do benefício depende da média salarial dos três últimos meses de trabalho. A quantia serve como uma forma de se manter financeiramente até que encontre um novo emprego.


publicidade:

O mesmo acontece com a propagação de cursos oferecidos pelo PRONATEC. Os desempregos têm preferência na classificação por esses aperfeiçoamentos, normalmente em escolas técnicas e de educação profissional. Instituições federais, ou privadas como o SENAC e SENAI.

De acordo com o texto de comunicado do MTE, todos os gastos com a formação são custeados pelo Governo através do programa.

Os trabalhadores matriculados em cursos ofertados pelo PRONATEC terão direito a cursos de qualidade, a alimentação, a transporte e a todos os materiais escolares necessários que possibilitarão a posterior inserção profissional dos beneficiários.

Em todo o país são abertas inscrições para cursos gratuitos. Os comunicados oficiais são divulgados pela própria instituição de ensino.

02 de agosto de 2019

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Seguro Desemprego também garante cursos de qualificação profissional gratuitos

publicidade:


Leave a Reply