Seleção do Bolsa Família considera o núcleo familiar para concessão do benefício

A escolha por novos contemplados no programa Bolsa Família é totalmente digital, sem interferência humana. E considera além dos pontos socioeconômicos, como funciona a composição familiar. Isto significa que para receber o benefício não basta ter seus dados disponíveis no Cadastro Único. O sistema observa outros itens, como por exemplo:

  • Quantas pessoas recebem o benefício no mesmo município;
  • O chefe da família, isto é, a pessoa que sustenta o restante dos familiares. Possui algum tipo de renda? Qual valor?;
  • Quantas crianças, gestantes e jovens até 18 anos estão cadastrados;
  • Escolaridade dos integrantes;
  • Região de moradia.

Esses dados interferem no desenvolvimento socioeconômico do cidadão, e analisando os inscritos com base nessas informações é possível saber quem necessita de uma renda extra.

Até mesmo de acordo com esses registros é que fica estipulado o valor do benefício, variando conforme cada família. Não existe uma quantia máxima a ser recebida, pois depende de quantas pessoas vivem juntas, quais as idades, fonte de renda e etc.

Periodicamente, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), responsável pelo benefício, realiza a revisão cadastral. Esse processo também é informatizado, e consiste em ligar os dados registrados no programa do governo e em outros bancos de dados disponíveis no país. Verificando a renda dos contemplados.

Uma maneira de manter a responsabilidade social do programa, beneficiando quem realmente vive em situação de pobreza. É importante manter os dados sempre atualizados para não perder o benefício mensal.

Não existe um período único para que as famílias façam seu cadastro nos programas sociais do governo, como o Bolsa Família. Diariamente o atendimento da Assistência Social fica aberto para inscrições no Cadastro Único. Em pontos como o CRAS e CREAS.

14 de agosto de 2019

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Seleção do Bolsa Família considera o núcleo familiar para concessão do benefício

Claudia Teixeira

Jornalista com experiência na produção de conteúdo. Escreve sobre benefícios sociais e noticias recentes de política & economia.

Leave a Reply