Terceiro lote da restituição do IRPF vai ser liberado em agosto

O calendário do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) prevê a liberação do terceiro lote da restituição para 15 de agosto. Segundo o cronograma, ao todo serão sete cotas para pagamento. Devem ser pagos cerca de R$5 bilhões aos mais de 3 milhões de contribuintes que têm direito a restituição.

Esse processo consiste na devolução de um valor que foi pago à mais durante a regularização do imposto. Funciona como um troco ao contribuinte. Sendo liberado por cotas, de junho a dezembro. A quantia é corrigida pela taxa Selic, nos dois primeiros lotes liberados houve reajuste de 1,54% e de 2,01%, respectivamente.

Após análise de todas as declarações entregues, a Receita Federal vai descontando valores conforme o contribuinte indica seus gastos. Isso significa que quanto mais deduções acontecerem, maiores as chances de receber uma quantia de volta.


publicidade:

Nesse processo também estão inclusas as declarações de 2008 a 2018 que foram devidamente regularizadas, após cair na malha fina.

Quem deixa de declarar e pagar o IRPF recebe multa e pode ter seus bens bloqueados. Por isso, é importante estar atento aos dias corretos para entrega do documento e quitação do saldo.

Calendário restituição IRPF

A Receita Federal é quem organiza o cronograma de pagamentos da restituição. O contribuinte pode acessar o site da Receita para consultar se tem direito ao benefício, e quando deve recebê-lo. Abaixo o calendário a partir do terceiro lote:

  • 3° lote: 15/08/2019;
  • 4º lote: 16/9/2019;
  • 5º lote: 15/10/2019;
  • 6º lote: 18/11/2019;
  • 7º lote: 16/12/2019.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Terceiro lote da restituição do IRPF vai ser liberado em agosto

publicidade:


Leave a Reply